Usar Filme plástico (PVC) na tatuagem é bom ou não?


Filme plástico (PVC)



Quem é tatuado lembra, melhor que ninguém, das varias indicações do tatuador após terminada a tattoo. As mais conhecidas dizem respeito a não tomar banhos de sol, mar, piscina; evitar sauna; não comer comidas fortes nem tomar bebidas alcoólicas e drogas; dependendo do lugar tatuado, não fazer grandes esforços físicos; não arrancar a casca antes do tempo, e passar pomada cicatrizante nos dias determinados. E tudo isso ainda pode variar na indicação de cada profissional, pois cada um tem sua maneira especifica de trabalhar.

A diferença se concentra mais nos dias de uso da pomada, tipo da bandagem, em lavar com água ou não. São muitos os cuidados para manter a boa estética do desenho e suas cores vivas - além da integridade da pele da pessoa. Para quem conhece pouco sobre o assunto, é bom saber que existe todo um processo de cicatrização depois da tatuagem, na maioria das vezes, de 7 á 14 dias (varia com o tipo da pele), no qual todo cuidado é pouco. Afinal, são horas (dependendo do tamanho do desenho) de "picadas", injetando pigmento por meio de uma maquina elétrica. E, depois de tudo isso, a pele se torna mais sensível e o trabalho mais parece um machucado.

A Tatuagem artística foi importada para o Brasil, sendo assim, podemos concluir que a maior parte de seus métodos e cuidados de conservação também vieram (e ainda vêm) nesta bagagem.
No meio profissional, podemos dizer que os modos de se tratar uma tattoo recente dividem-se em grupos de Tatuadores, cada qual da sua maneira e com seu aprendizado, mas com algo em comum.

Por exemplo, uma parcela de artistas acredita nos benefícios do plástico (Filme PVC), outra não, preferindo ainda o modo antigo.
Uns não indicam o plástico porque dizem que abafa a pele e umedece demais o local.
Outros já dizem que o plástico age como uma proteção artificial, enquanto a verdadeira se recupera.
Quando a pessoa é tatuada, fica com o local exposto à sujeira ou pode esbarrar em algum lugar. Então o plástico ajuda na conservação e cicatrização, o plástico também é bom porque não gruda na pele diferente do papel ou de uma gase.
Alguns dermatologistas não só aprovam esse tipo de bandagem, como também já conhecem na medicina tradicional.

Esse tipo de método é o que na medicina, chama-se de "oclusivo". Sua função é fazer com que a pele aumente a absorção do remédio (no caso da tatuagem, a pomada) passado. Também é muito bom para manter o local tatuado longe das bactérias, mas isso não impede algum tipo de infecção secundária ou clareamento do desenho. E se, por acaso, inflamar, é bom tomar um remédio antibiótico (recomendado por um especialista).