Porque as tatuagens não sai com o tempo?

Simplesmente porque as tatuagens são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que não sofre renovação.

É bom lembrar que o tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas.
Das três, a única que está em constante renovação é a epiderme.
"As tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, que não se renova".

jeffinhotattow | Porque a tatuagem não sai?

Os tatuadores usam agulhas que penetram cerca de 1,5 á 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme.
É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.
Entretanto, caso não tenham sido bem-feitas, elas podem acabar ficando borradas com o tempo.
Isso ocorre, por exemplo, quando a agulha não atinge a derme ou quando a tinta é de baixa qualidade.
Os desenhos também podem perder definição em virtude da ação de células de defesa da pele, que tentam isolar os pigmentos por entender que eles são uma agressão ao organismo.


Mas se todas as células do nosso corpo são substituídas em alguns anos.. como as tatuagens não somem??
O natural seria que a defesa do corpo transformasse as partículas de pigmento da tatuagem em micropartículas a serem destruídas pelo sistema linfático (ou seja, destruísse toda aquela trabalheira pra fazer um lindo desenho em seu braço, perna, ou seja lá onde for), certo?

A questão é que as partículas são muito grandes para serem significamente destruídas. Sendo assim, entra em ação o plano B das células removedoras (macrófagos): fagocitar (englobar) as partículas, como uma tentativa de isolá-las.

A tinta fica ali, encapsulada, paradinha nas camadas mais profundas da epiderme. O pigmento sobrevive e perdura aos processos de regeneração natural da pele justamente por essa "proteção" a que indiretamente é submetido.

Mas você já reparou que durante o processo de cicatrização da tatuagem. Ao segundo ou terceiro dia, se você usa bandagem (combinação de plástico filme + pomada cicatrizante), uma certa quantidade de pigmento é expelido do corpo? Ou se você não usa bandagem, percebeu que surgem descamamentos da pele ou ainda finas "casquinhas" com tinta incrustada?
Isso é resultante do pigmento que os macrófagos não conseguiram fagocitar.
Dependendo da quantidade do que foi expelido será necessário um retoque de sua tatuagem.

jeffinhotattow | Porque a tatuagem não sai?

Me siga no Twitter @JeffinhoTattow


Tatuagens em pele escura!


Muitas pessoas que vem ao meu studio perguntam se as tatuagens em pele escura fica legal!

Explico que normalmente aplicar cores em uma pele negra pode não ter um bom resultado!

Um dos motivos seria a pele reagir, devido ao excesso de melanina escurecendo a tatuagem, chegando até a formar quelóides.


A Tatuagem tende a aparecer e ter cores mais vivas em peles mais claras
Quanto mais clara a pele mais viva a cor fica.

Note que em alguns ferimentos em quem tem a pele escura, ficam com marcas mais escuras em sua volta, o mesmo vale para a tatuagem.


Um profissional qualificado vai saber aplicar cores que vão destacar-se mais em sua pele.


Em mulatos mais claros, as cores de uma tatuagem já aparece bem mais e pode ser aplicado diversos tons de cores sem medo algum.Particularmente acho o ideal para peles negras, a cor preta, tatuagens tribais, sombreadas ou só com o contorno geralmente tem um excelente resultado.


Muitos brincam sobre fazer uma tatuagem com a cor branco em pele escura pra poder aparecer, mais realmente ao contrario do que muitos pensam , não é o ideal para fazer tatuagens em peles negras, é de dificil aplicação serve apenas para brilhos e efeitos.


Na hora de fazer sua tattoo, procure um bom profissional, pois terá bons materiais e experiência para te indicar todos procedimentos para sua tatuagem sair bem legal.


Peça sempre para ver fotos dos trabalhos do tatuador, para tirar suas conclusões sobre o trabalho dele!


Me siga no Twitter @JeffinhoTattow

Tatuagem não aumenta risco de câncer de pele!

Tatuagens aumentam o risco de câncer de pele?

À medida que mais pessoas tatuam seus corpos, algumas se perguntam se pode haver ali um risco escondido (além do risco de arrependimento, anos mais tarde).

Muitas tintas são feitas com metais; o azul, por exemplo, contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode conter sulfeto de mercúrio. Isso, somado ao fato de que a tatuagem pode ser traumatizante para a pele, levantou suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele. Estudos realizados nos últimos anos documentaram alguns casos desse tipo de câncer em locais do corpo tatuados.

No entanto, Ariel Ostad, professor assistente clínico de dermatologia do NYU Langone Medical Center, em Manhattan, afirma que isso não significa que a tatuagem causou o câncer. De fato, diz ele, a tinta provavelmente não causa nenhum dano, pois fica confinada às células epiteliais chamadas de macrófagos, cujo trabalho é justamente absorver material externo.

O mais provável, sustentou Ostad, é que a tatuagem tenha sido realizada em algum tipo de sinal de nascença, tornando-o mais difícil de ser detectado. Vários estudos de caso observaram melanomas negligenciados por terem surgido de marcas escondidas por tatuagens. O médico afirma que muitas pessoas o questionam sobre a relação entre tatuagem e câncer de pele. A resposta, diz ele, é "não há relação, sem sobra de dúvida".

"Porém, as pessoas devem saber que é necessário preservar uma área de pele saudável ao redor de uma marca de nascença."

Assim, não existem evidências de que tatuagens causem câncer de pele.


Me siga no Twitter @JeffinhoTattow

Anestesia! Sim ou Não?

Muitos me perguntam se eu uso anestesia pra fazer tatuagem ou piercing, e sempre respondo a mesma coisa:

NÃO!

Anestesias parecem ser uma forma simples de se evitar a dor, mas existem muitas complicações que podem ocorrer no momento, e somente um profissional poderá tomar as medidas cabíveis.

Existem hoje em dia pomadas à base de lidocaína que agem quando aplicadas em torno de uma hora de antecedência e cobertas com plástico tipo filme ou bandagem.
Dá um certo alívio... ...Só que nada se compara à genuína sensação da agulha na pele !!

Já anestesias liquidas não são recomendáveis pois pode alterar a forma como a pele absorve a tinta, podendo não ficar um resultado esperado. Também há um risco pequeno de ocorrer um choque anafilático caso a pessoa seja alérgica á anestesia.

Alguns me perguntam:

-E se eu trouxer a anestesia você aplica?

Nenhum tatuador pode aplicar anestesia, a vigilância sanitária avisa que se pegar algum tatuador ou piercer usando anestesias injetáveis o Studio poderá ser fechado. Só médicos anestesistas podem aplicá-la, já que é necessário fazer alguns exames antes de se fazer a aplicação!

A palavra “ANESTESIA” deriva do grego e significa “ausência de sensações”; trata-se de um estado induzido por medicamentos, que torna possível a execução de procedimentos terapêuticos e diagnósticos sem dor.


Me siga no Twitter @JeffinhoTattow

Cover-up (Cobertura) Tattoo.


Escrevi o nome dele (a) e agora acabou.
O que fazer?

Aconselho sempre a não fazer tatuagem homenageando namorado, marido ou outro grau qualquer de relacionamento, pois até os mais estáveis podem acabar um dia, mas a tatuagem não sai de imediato, acompanhando esse "fim".

Aí, fica aquele sentimento horrível de ter no próprio corpo uma homenagem pra alguém que te sacaneou, ou por quem não tem mais consideração, ou simplesmente que não tem mais participação alguma em sua vida.

E aí, o que fazer?

Pois é, a boa notícia é que não é o fim do mundo. Uma medida alternativa à remoção com laser (que é uma tratamento prolongado e de custo alto) e a tattoo cover-up, ou seja, dá pra fazer uma outra tatuagem e cobrir essa "cagada".


Mas é bom saber que não é qualquer coisa que cobre qualquer tatuagem.

Ao fazer uma tattoo cover-up (cobertura) é necessário analisar o espaço a ser coberto e usar um desenho que consiga cobrir a tattoo inicial. Isso é feito depois de uma detalhada análise e, acredite, você tem que confiar em seu tatuador quando ele disser que tal desenho não cobre a sua tattoo.


Afinal, pior que ter uma tattoo que você não gosta é fazer uma segunda tattoo que não atende suas expectativas. Já pensou que tragédia seria?

Pra saber se o profissional escolhido manja usar as técnicas de cobertura, faça o óbvio: peça fotos de trabalhos. Depois disso, se gostar do trabalho, RESPEITE o profissional e siga as sugestões do mesmo.
O cover-up é uma combinação entre o que você quer fazer e aquilo que pode ser feito para alcançar um bom resultado. No final, as idéias se acertam e você resolverá seu problema.

Mas se ainda assim você quer fazer uma tattoo em homenagem ao seu parceiro, faça uma inicial ou o próprio nome em um lugar que possa abrigar (quem sabe) uma tattoo maior posteriormente.
Fale sobre isso com seu tatuador. Você também pode considerar fazer sessões de laser para remoção da tatuagem. A saber que, na maioria dos casos, uma sessão somente não resolverá o problema e que o preço não é semelhante ao de banana.

Pense bem antes de tatuar o nome de alguém!

Me siga no Twitter @JeffinhoTattow

TatMash - Tatuagem Virtual

Tatuagem é para a vida toda, certo?


Devemos pensar muito bem no desenho, no local a ser tatuado, nas cores e principalmente na hora de escolher o profissional que vai fazer o trabalho. Se por acaso você se arrepender de um desenho feito, o procedimento para retirar a tatuagem é caro, doloroso e não garante uma pele sem marcas ou cicatrizes.

Antes de tatuar

TatMash é um serviço gratuito e online que pode ajudar você a ver como ficaria a tatuagem, testando desenhos, lugares e tamanhos diferentes. Ele pode não ficar perfeito, mas é muito útil, pois desempenha um serviço de forma satisfatória e rápida, sem precisar dominar nenhum editor de imagem.



Como aplicar a tatuagem?

Ao acessar o site, clique em “Get Started”. Você é direcionado para uma página com 57 categorias diferentes de tatuagens. São desenhos de fadas, borboletas, tribais, tigres, fogo, escorpiões, entre outros. Selecione o que você gostaria de tatuar.
Caso não encontre nenhum desenho de que goste, ou já tenha uma imagem no computador, é possível fazer upload para o site. No canto superior direito, clique em “Upload your design”.
Mas atenção: ao fazer isso, a imagem fica disponível no site, para qualquer um que também queira testá-la.

Após escolher o desenho que deseja, é necessário pegar uma foto sua, da parte do corpo que pretende tatuar. Você pode fazer upload de uma foto, colocar o link da imagem ou tirar uma foto na hora, utilizando a webcam.
Estilos de desenhos: são 59 categorias, contendo, por exemplo, tatuagens de fadas, de dragões, biomecânicas, japonesas, em estilo tradicional ou medieval;

Cores: você pode selecionar seu desenho em preto e branco, escala de cinza ou colorido;

Parte do corpo: se você já tem ideia de que parte do corpo desenhar, poderá encontrar desenhos criados especialmente para os braços, tornozelo, pescoço, pulso e parte de cima ou de baixo das costas.


Ao terminar de escolher seu desenho, chega a hora de fazer o upload da fotografia, com a parte do corpo onde quer aplicar sua nova tatuagem. É possível buscar uma imagem salva no seu computador, abri-la em um link da internet ou até capturar imediatamente utilizando sua webcam. Quanto mais o local do corpo estiver reto e central na fotografia, melhor será aplicada a tatuagem virtual.