Dicas para Tatuadores


Algumas dicas que ajudarão você
durante o processo de uma tatuagem.

Alguns tatuadores abastecem as agulhas de tinta com a máquina em funcionamento e outros com a maquina parada, como saber o porque e o correto, e como identificar o momento que a agulha esta ficando sem tinta para não correr o risco de falhas ao traçar ou pintar?

A diferente é, se a maquina estiver em funcionamento, pode espirrar tinta em toda a bancada, portanto não há problemas técnicos ou aplicação s reabastecer com ela ligada ou parada. Com a maquina ligada a quantidade de tinta que se pega é maior. Normalmente abastece com a maquina parada e logo em seguida liga a maquina para que a tinta se espalhe pelas agulhas.

No caso de estar misturando tinta diretamente no bico, é bom dar uma leve molhada em pouca quantidade de água destilada para que homogênese a mistura, mas cuidado para não abastecer com muita água pois pode deixar a tinta muito rala.

Quando há troca de cor, tem que lavar o bico em um copo com água ou diretamente com o borrifador para retirar toda a cor anterior, e um problema comum é que não se seca o bico e as agulhas direito, d3eixando água acumulada e quando abastece com outra cor, esta fica muito diluída. Pode notar também a diferença na batida da maquina enquanto está sem tinta, e quando tem tinta, a tinta funciona como lubrificante para amenizar o atrito entre as agulhas e o bico, portanto é bom que haja uma atenção na regulagem de volts após ter abastecido a máquina com tinta.

No que se diz respeito a falta de tinta no bico, isso é percebido quando se aplica a tinta e não desce mais nada, aí é hora de reabastecer, mas cuidado, quanto mais agulha pra fora do bico, menos tinta desce, e também se a agulha não estiver apoiada, encostando no bico (normalmente em agulhas shader ou magnum), desce pouca tinta também.

Em algumas tatuagens principalmente em dragões com a pele escamada, a pintura é feita por cima dos traços, gostaria de saber se há algumas técnica para não danificar os traços?

Na verdade a sobreposição varia conforme o desenho tem casos que são pintados escama por escama e outros que a pintura é independente das escamas. Normalmente a sobreposição mencionada é feita com cores mais transparentes, normalmente as cores quentes (Amarelo, Laranja, Vermelho, Magenta e o Verde limão também...), e no caso de precisar usar um azul, um roxo escuro ou verde mais escuro é necessário diluir a tinta, senão os riscos vão sumir ou ficar muito apagados. A sobreposição dá um efeito legal, as escamas ficarão mais claras que o resto dos riscos do desenho. Também pode pintar antes de riscar as escamas, podendo riscá-las com uma cor pura ou diluída. Dá mais trabalho, pois será necessário um free-hand para desenhar as escamas e tomar cuidado para não sujar a área já pintada com a tinta do risco, usando bastante vaselina e limpando toda hora.

Na execução da tatuagem colorida, o contato de tinta que fica nas luvas com a área já tatuada com outra cor pode danificar a pintura, mesmo com uma camada de vaselina aplicada na área tatuada?

A vaselina ajuda bastante, mas evite fazer muita sujeira na região já tatuada, limpe sempre, pois a pele já castigada adere muito fácil a outra tinta. Em alguns casos depois da cicatrização essa tinta que sujou a de baixo sai, mas vi casos que não sumiu.

Existe alguma maneira de identificar uma tinta de má qualidade somente pela aparência ou consistência, ou alguma outra característica?

É muito difícil, o ideal é ter indicação de fornecedores confiáveis e usar tintas de marca boa. A consistência da tinta não tem muita ligação com a qualidade, pois algumas cores são mais diluídas e são ótimas. Na verdade existe diferença de regulagem da máquina ou forma de aplicação para trabalhas com uma tinta mais consistente ou uma mais diluída isso depende da técnica e profissionalismo de cada tatuador. Com uma cor mais diluída, pra pintar e não sombra (um amarelo, por exemplo), trabalhe com menos voltagem na maquina e uma aplicação mais vagarosa.

Espero que essas dicas ajude!

Qualquer duvida entre em contato:

jeffinho_tattow@hotmail.com