Dicas para Tatuadores


Algumas dicas que ajudarão você
durante o processo de uma tatuagem.

Alguns tatuadores abastecem as agulhas de tinta com a máquina em funcionamento e outros com a maquina parada, como saber o porque e o correto, e como identificar o momento que a agulha esta ficando sem tinta para não correr o risco de falhas ao traçar ou pintar?

A diferente é, se a maquina estiver em funcionamento, pode espirrar tinta em toda a bancada, portanto não há problemas técnicos ou aplicação s reabastecer com ela ligada ou parada. Com a maquina ligada a quantidade de tinta que se pega é maior. Normalmente abastece com a maquina parada e logo em seguida liga a maquina para que a tinta se espalhe pelas agulhas.

No caso de estar misturando tinta diretamente no bico, é bom dar uma leve molhada em pouca quantidade de água destilada para que homogênese a mistura, mas cuidado para não abastecer com muita água pois pode deixar a tinta muito rala.

Quando há troca de cor, tem que lavar o bico em um copo com água ou diretamente com o borrifador para retirar toda a cor anterior, e um problema comum é que não se seca o bico e as agulhas direito, d3eixando água acumulada e quando abastece com outra cor, esta fica muito diluída. Pode notar também a diferença na batida da maquina enquanto está sem tinta, e quando tem tinta, a tinta funciona como lubrificante para amenizar o atrito entre as agulhas e o bico, portanto é bom que haja uma atenção na regulagem de volts após ter abastecido a máquina com tinta.

No que se diz respeito a falta de tinta no bico, isso é percebido quando se aplica a tinta e não desce mais nada, aí é hora de reabastecer, mas cuidado, quanto mais agulha pra fora do bico, menos tinta desce, e também se a agulha não estiver apoiada, encostando no bico (normalmente em agulhas shader ou magnum), desce pouca tinta também.

Em algumas tatuagens principalmente em dragões com a pele escamada, a pintura é feita por cima dos traços, gostaria de saber se há algumas técnica para não danificar os traços?

Na verdade a sobreposição varia conforme o desenho tem casos que são pintados escama por escama e outros que a pintura é independente das escamas. Normalmente a sobreposição mencionada é feita com cores mais transparentes, normalmente as cores quentes (Amarelo, Laranja, Vermelho, Magenta e o Verde limão também...), e no caso de precisar usar um azul, um roxo escuro ou verde mais escuro é necessário diluir a tinta, senão os riscos vão sumir ou ficar muito apagados. A sobreposição dá um efeito legal, as escamas ficarão mais claras que o resto dos riscos do desenho. Também pode pintar antes de riscar as escamas, podendo riscá-las com uma cor pura ou diluída. Dá mais trabalho, pois será necessário um free-hand para desenhar as escamas e tomar cuidado para não sujar a área já pintada com a tinta do risco, usando bastante vaselina e limpando toda hora.

Na execução da tatuagem colorida, o contato de tinta que fica nas luvas com a área já tatuada com outra cor pode danificar a pintura, mesmo com uma camada de vaselina aplicada na área tatuada?

A vaselina ajuda bastante, mas evite fazer muita sujeira na região já tatuada, limpe sempre, pois a pele já castigada adere muito fácil a outra tinta. Em alguns casos depois da cicatrização essa tinta que sujou a de baixo sai, mas vi casos que não sumiu.

Existe alguma maneira de identificar uma tinta de má qualidade somente pela aparência ou consistência, ou alguma outra característica?

É muito difícil, o ideal é ter indicação de fornecedores confiáveis e usar tintas de marca boa. A consistência da tinta não tem muita ligação com a qualidade, pois algumas cores são mais diluídas e são ótimas. Na verdade existe diferença de regulagem da máquina ou forma de aplicação para trabalhas com uma tinta mais consistente ou uma mais diluída isso depende da técnica e profissionalismo de cada tatuador. Com uma cor mais diluída, pra pintar e não sombra (um amarelo, por exemplo), trabalhe com menos voltagem na maquina e uma aplicação mais vagarosa.

Espero que essas dicas ajude!

Qualquer duvida entre em contato:

jeffinho_tattow@hotmail.com


21 comentários:

Unknown disse...

Ola amigo ..pow sou iniciante no ramo , ja fiz algumas tatto , mas 2 q eu fiz td preta ela ta descascando , mas nen na pele ta fikando ta saindo td ...oq eu fiz d errado ??

Cássio Goulart e Anderson Francisco Nunes disse...

tenho a mesma duvida do rapaz ai , quando tatuo a tinta sai , será que nao estou afundando a tinta na pele ? , quantos mm a agulha da biqueira ? será a agulha ? ou a maquina desregulada ? desde ja agradeço abraços

Jeffinho Tattow disse...

Bom, não posso afirmar com certeza porque não vi como a pele ficou, mas geralmente vcs perfuraram pouca pele.

Anônimo disse...

qual lugar doi menos

Unknown disse...

Ola. meu amigo como muitas das pessoas que escrevem pra vc eu tambem sou iniciante, bom a minha duvida é em relação ao decalque, comprei alguns stencil mas na hora de colocar na pele o desenho acaba saindo muito fraco ou maioria das vezes nem passa para a pele ; minha duvida é probleem a é do carbono do stik ou não estou sabem aplicar.

Mike disse...

Sou iniciante no negócio das tatuagens e algumas que fiz ficaram muito boas...outras nem tanto,fiz algumas que a tinta não estava pegando na pele da pessoa..já aumentei um pouco da agulha mas não adiantou...a pele está ficando machucada e a tinta não esta pegando,hoje gastei 2 horas para fazer uma fadinha pois a tinta não pegava.Uso a marca eletric Ink. Oque eu posso fazer para isso parar de acontecer???

Unknown disse...

Ow Jeffinho vc manda muito kara.. Já tenho curso profissional de tatoo,mas aprendendo mesmo só na pratica, e cada vez apredende um pouco mais nè?! Gosto muito de suas dicas e faz uma diferença muito grande qualquer detalhe.. Lembre-se: Grandes qualidades são feitas com grandes detalhes!! Parabéns parça.. Giovani Denipotti

Unknown disse...

eu queria Saberrr o Porque Os Tatuadores coloca uma boraxinha entre o moto ?

paulinho disse...

e ae sou iniciante tbm no ramo da tattoo.. tem hr ki meus traços uns fikam mais claros ki os outros o ki faço pra concertar isso ??

Anônimo disse...

Ola, vc deve está usando um carbono fraco que.não.é adequado, o correto é vc usar o hectográfico que é um tipo de carbono mais forte usado antigamente em mimiografos.

Anônimo disse...

Eddie Silva, vou te responder porque ha muito tempo tive essas mesmas dúvidas. O Stencil vareia de marca para marca mais vc deve procurar papel hectográfico U 20 de preferencia verde ou vermelho se não achar, serve o roxo mesmo mais preste atenção na testura do papel pois o hectográfico é mais fosco e se for brilhante, não vai sair decalque. Fica a dica amigo e bons trabalhos.

Anônimo disse...

Po cara uma forma boa e que não sai é aplicar um pouco de alcool na pele e espalhar com a mão msm em vez do stik ele não segura bem o desenho e não sai facil

Anônimo disse...

E ae beleza!!!estou mandando umas tattoos já mas, as vezes fico com medo de machucar a pele e dai a tinta não pega direito o que faço?

Anônimo disse...

e ae cara beleza ,tb sou iniciante nesse trampo queria saber como faço para as agulhas não agarrarem na pele toda vez que risco é o mesmo problema,será que é a maquina pois ela não é das mais caras, des de já muito obrigado.

Anônimo disse...

Para o traço não sair falhado e pegar bem a tinta . A moral e você trabalhar com a biqueira inclinada. Com ela muito em pé , machuca muito a pele e a tinta não pega. ,... A moral do decalque ,e você usar papel ectografico ,fazer o contorno com lapizeira e quando for passar o desenho para a pele. , e boum usar molha dedo ... Ele faz o desenho pegar bem na pele. , sem risco de borrar ..

Unknown disse...

ola comecei a tatuar tem 7 meses e esto pintando uma fenix mas a tinta não quer pegar na pele o q fazer

Unknown disse...

estou tatuando a 7 meses agora estou fazendo uma fenix mas nao esta pegando tinta na pele so machuca o q esta havendo?

Unknown disse...

eu gostaria de saber o por que é nessesario usar agua destilada

SUSANE CEQUINEL disse...

Bacana cara, estou aproveitando as dicas.

Unknown disse...

Sou iniciante no ramo e gostaria de saber se posso pintar uma tattoo por cima dos traços ?

Unknown disse...

Uma dica para não tremer a mão em traços retos mt longos?