Verdade ou Mito Sobre Tatuagem


Muitas pessoas tem duvidas sobre a tatuagem.
Aqui irei tirar algumas no Verdade ou Mito Sobre Tatuagem!

1 - O sol é inimigo “número 1” de quem fez uma tatuagem?

É bom esperar um mês para tomar sol. Na praia, o tempo deve ser maior, devido à poluição do sol. Durante o processo de cicatrização, pois o sol queima o pigmento

2 - Qual o local mais difícil de cicatrizara tatuagem?

Os locais mais difíceis são os pés, mãos e dobras. O pé esta sempre coberto e no chão, favorecendo as bactérias, já as mãos estão sempre em contato com a água e as dobras sempre estão em movimento excessivo.

3 – Como deve ser feita a higiene da tatuagem? Pode-se usar água oxigenada na limpeza?

A Tatuagem já sai limpa e com uma bandagem. Em casa deve-se retira-la, lavar com sabonete liquido antisséptico e passar uma camada de pomada própria para tatuagem. Recomendo uma à base de bepantol.

4 – É indicado se fazer uma tatuagem sobre cicatrizes ou áreas machucadas?

A cicatriz precisa ter um tempo, se for recente é melhor esperar. É preciso avaliar o caso. Mas fica bom fazer em cima de uma.


5 – É preciso retocar a tatuagem depois de certo tempo?

É preciso ter os devidos cuidados no processo de cicatrização. Dependendo da pessoa, a tinta tem mais dificuldade para pegar. Algumas existem a necessidade de retoque. Agora se a pessoa tomar muito sol na tatuagem, com certeza precisará fazer o retoque.

6 – Existe algum lugar onde não se pode fazer tatuagem?

Não é recomendável fazer tatuagem em regiões úmidas, mucosas bucais, órgãos genitais e cartilaginosos, pois são áreas de difícil cicatrização. A palma da mão e a sola do pé dificilmente ficarão a tatuagem.

7 – Qualquer pessoa pode fazer uma tatuagem?

Hemofílicos e diabéticos tem problemas de coagulação sanguínea e também tendência a queloide assim como pessoas de pele escura.

8 – Depois de fazer uma tatuagem, a pessoa pode praticar atividade física?

É bom esperar uns 15 dias, pois a pele vai esticar. Mas se for fazer é melhor proteger a tatuagem.

9 – Pode se usar protetor solar logo depois de se fazer uma tatuagem?

Logo depois de ser feita a tatuagem não, o ideal é usar pomada pra tatuagem. O protetor deve ser usado somente depois de um mês.

10 – Existem pessoas alérgicas à tinta ou aos demais materiais usados na tatuagem?

É difícil ter alergia à tintas da tatuagem, mas algumas pessoas apresentam ter reação alérgica com o pigmento vermelho, mas não é normal. Por isso é imprescindível que antes de qualquer procedimento, o tatuador avalie se histórico de saúde através de uma anamnese.

11 – Há riscos de se pegar hepatite fazendo tatuagem?

O risco de qualquer contágio é fazer tatuagem em locais não adequados ou com pessoas de pouca habilidade. Estúdios profissionais têm todos os procedimentos corretos, assepsia, materiais descartáveis e um processo sério de esterilização.

12 – Como saber se o estúdio segue todos os procedimentos de saúde?

Verifique se possui autorização da vigilância sanitária “Alvará”. A pessoa tem o direito de conhecer o estúdio, assim como vai ao restaurante e pode visitar a cozinha.

13 – É normal ter sangramento depois de se fazer uma tatuagem?

Depois de ter feito a tatuagem, é normal ter uma secreção, durante algumas horas. Mas isso faz parte do processo de cicatrização. De uma a três horas depois, o sangramento para e começa a secar. Basta limpar o local.

Me siga no Twitter @JeffinhoTattow