Tintas para Tatuagem


Os Pigmentos para Tatuagens

1-As tintas para tatuagem

As tintas para tatuagens são formasdas por dois grupos:

Bases iguais: Menos cores disponíveis, mais podem ser misturadas para a criação de cores secundárias.

Bases diferentes: Muita atenção as misturas, pois pode haver incompatibilidade e haver alteração de tonalidade com o passar do tempo.

Muitos tatuadores iniciantes optam por comprar um kits de tintas com todas as cores necessárias para a criação de cores secundárias, optando por uma linha de tintas de uma empresa de confiança.

As tintas podem conter componentes como: Selênio, Cobalto, Antimônio, Níquel, Berílio e Arsénico. Portanto é preciso ter bastante cuidado na escolha de sua tinta para tatuagem. Como as tintas para tatuagem não são regulamentadas, o fabricante geralmente não publica as substancias presentes nas tintas.

Saber se seu cliente é alérgico a alguns pigmentos e substancias químicas, muitas delas presentes em produtos de beleza, é essencial para que você não tenha problemas com a tinta. A tinta vermelha é a que apresenta maior índice de alergia em tatuagens. Neste caso o tatuador deve pedir ao seu cliente que marque uma consulta com um dermatologista, para confirmar se o cliente pode ser tatuado ou não. A alergia a tinta de tatuagem se manifesta com coceira, vermelhidão e elevação do local tatuado.

2- A origem dos pigmentos

Amarelo: Ocre, Amarelo de cádmio e Curmuma, misturados resultam na cor amarela. (Curcuma deriva do gengibre, conhecido também como curcumin). Em sua composição contam com derivados de plantas e Pbcr04 misturado com PbS.

Azul: Cobalto azul ou Cerúleo azul incluem silicato de cobre de cálcio (Azul Egípcio), Cobre (II), silicato de alumínio de sódio, e outros óxidos de alumínio de cobalto e de óxidos de cromo. Os pigmentos de cobre são mais seguros e apresentam menor índice de alergias em tatuagens.

Branco: Na cor branca encontram-se sulfato de bário, carbonato, óxido de zinco e carbonato e dióxido de titânio. O branco pode ser aplicado diretamente ou utilizado para diminuir a intensidade de outras cores.

Laranja: A cor laranja é composta de Seleno-Sulfide de Cádmio e de moléculas de pigmentos de monoazo. Estas moléculas têm uma grande estabilidade térmica e sua reação é formada pela condensação de duas moléculas.

Marrom: O marrom ou Ócre, é composto de ferro, óxidos ou ferrugem misturada ao barro. O ócre tem um tom voltado para o amarelo. Aquecido e desidratado, o ócre alterna para uma cor voltada para o vermelho.

Preto: Composto de óxido férreo e carbono ou carvão vegetal.

Verde: Esta cor é composta de óxido de cromo, o verde muitas vezes são misturas com ferrocyanide de potássio, para a criação do amarelo ou vermelho e ferrocyanide férrico, para a criação do azul prussiano. Composição Cr203, [Cu2(CO3) (OH)2], cU/Al.

Vermelho: No pigmento vermelho encontra-se Cádmio Óxido vermelho (férreo). O componente químico óxido de ferro é conhecido também como ferrugem comum e são os compostos mais tóxicos dos pigmentos para tatuagem.

Violeta: Violeta de manganês (amônio de manganês), e sais de alumínio são os compostos do pigmento violeta. Algumas das púrpuras, sobretudo as magentas luminosas, são fotos reativas e por isto, perdem a cor após a exposição prolongada a luz.

Apesar de os componentes parecerem nocivos a saúde, os mesmos são muito explorados pelas industrias de cosméticos e muitas são aprovadas por lei. A fim de evitar rejeições e alergias, são utilizadas bases de álcool, água destilada e algumas doses de glicerina para que a tinta fique encorpada.

A fabricação dos pigmentos para tatuagem de qualidade, devem seguir norma rígidas de biosegurança, devem apresentar pigmentos dispersos e homogêneos, que garantam alto rendimento no processo da tatuagem, que permitam uma fácil aplicação e cicatrização rápida, disponibilizando sempre cores vivas e brilhantes. Os pigmentos devem vir sempre esterilizados e devidamente lacrado com selo de segurança.

Me siga no Twitter @JeffinhoTattow

Tatuagem causa alergia?


Apesar de ser muito difícil, sim a tinta de tatuagem pode causar alergia, geralmente, pessoas tem alergias as cores mais fortes tipo: Vermelho, Laranja e Amarelo.

Atualmente as tintas profissionais são muito seguras, mas isso vai depender do organismo de quem esta recebendo a tinta.
O que geralmente pode causar uma reação alérgica é o fato de a tinta final ter pigmentos prontos (marcas diferentes de tinta) misturados, já que os ingredientes podem interagir e sofrer alterações a nível molecular.
Então a menos que se tenha certeza absoluta do que contém cada tinta, o ideal é não misturar, nem no frasco nem no batoque.
Atualmente uso a tinta Electric Ink, e nunca tive problemas de rejeição ou alergia, com outras marcas que já usei tive problemas com a cor vermelha, mas o mais importante é que a tinta seja própria para tattoo.
Apesar de ser difícil de acontecer, é bom não esquecer que a tinta é um corpo estranho sendo introduzido no seu organismo e ele vai tentar se defender de todas as formas.

Caso você facilmente tenha alergia a qualquer produto ou tintas, o ideal é que você procure o seu dermatologista e converse com ele antes de fazer a tattoo, ele liberando, é só escolher bem o desenho e procurar um profissional legal.

Boa Tattoo!!!

Me siga no Twitter @JeffinhoTattow