Pistola de perfuração e as consequencias!


Pra começar:

Você vai à farmácia e o cabeleleiro para fazer um piercing, mas vai para a loja de tattoo e piercing quando quer cortar seu cabelo ou para comprar um remédio?
A primeira preocupação quando se trata de piercing deveria ser a esterilização, mas infelizmente isso fica em segundo plano, a grande maioria das pessoas que procuram piercing tem como principal objetivo dinheiro, o resto pouco importa.
Estão muitas pessoas recorrem as pistolas de perfuração sem ter a mínima noção do perigo que se expõe por conta de uma pequena economia.
As malditas pistolas de furar orelhas têm sido usadas há anos em lojas de shopping, farmácia, cabeleleiros e etc: sem restrições de idade, sem higiene, sem a mínima noção de anatomia humana e sem noção de contaminações.
Qualquer tipo de procedimento que envolve contato com sangue ou fluidos corporais exige o maximo de  prevenção de contaminação cruzada.
Os profissionais de piercing  não usam esse tipo de pistola, por que é um modo absolutamente ultrapassado para fazer furos.
O “brinco” da farmácia pode ate ser estéril, mas a pistola não é estéril, por que as pistolas são feitas com plásticos que não aguentam o calor da autoclave (o mais alto nível para descontaminação).
Veja um video sobre a autoclave que geralmente se usa em lojas de tatuagens e piercing.


Argumentam que limpam com  álcool ou anti-séptico entre uma perfuração e outra , mas uma limpeza rápida com pedaço de papel molhado com álcool  não é eficaz na remoção de sangue portadores de doenças.
A maioria dos que usam estas armas são cabeleireiros e pessoas que trabalham em farmácias onde não tem equipamentos de esterilização, tais como para lavar e desinfetar  a jóia ou qualquer  outro material que se necessite usar.


Eles nem sequer usam luvas para esse tipo de procedimento, sem contar que não tem formação profissional:  aprendem com as instruções que vem na embalagem da maquina ou observando outras pessoas executando o furo, com isso, não sabem exatamente nada sobre controle de infecção e patógenos transmitidos pelo sangue, com essa pouca experiência, como podem estar cientes das preocupações sanitárias que devem ser seguidas para evitar contaminações e como te instruírem para um tratamento adequado após a perfuração?
Eles  argumentam que a pistola nunca entra em contato direto com a pele do cliente, mas contaminação cruzada funciona assim: se a pessoa  tocar a pele do cliente e, em seguida, tocar na pistola, a pistola agora está contaminada, é simples!!!
E quando a pistola fura a pele com o brinco, se a pele sangra não há nenhuma maneira de saber se deve ou não ter partículas minúsculas de sangue na pistola, e como não se pode esterilizar a pistola, tem que se contar apenas com a sorte para não ter pego uma doença como tantas que existem.
A esterilização  é apenas um dos possíveis problemas com piercing arma.

O trauma tecidual é outra, pois as pistolas são instrumentos brutos que de longe seria apropriado para um piercing, por que a pistola não corta a pele, ele “estoura” a pele, pois o designe do “brinco” não tem como cortar a pele e geralmente o furo fica torto, com isso, o processo se torna muito mais lento para a cicatrização.
O brinco que se coloca é muito curto e aperta na parte de trás firmemente contra a pele e  como a jóia é muito curta, se caso o local inche, o formato do brinco não permite que o local perfurado tenha acesso ao oxigênio que necessita para ser realizar a cicatrização.



A borboleta (a tarraxa que fecha o brinco) é cheio de dobras, fendas, furos e etc, tornando mais difícil a limpeza do local e com isso se tornando um lugar perfeito para acumulo de bactérias,
É verdade, muitos clientes são perfurados com pistolas e nunca tem qualquer problema com ele. Mas por que colocar em risco quando há uma maneira mais segura, menos dolorosa para se fazer?
Não da para comparar o preço de um furo de farmácia (em media R$ 08.00) com um profissional especializado (em media R$50.00), mas pense no velho ditado que o barato sai caro, por que não estamos falando de uma roupa de marca, um celular do momento, nem de um carro, mas sim, da sua saúde, lembre-se que AIDS, Hepatites, Herpes e Sífilis são apenas algumas das doenças que passam diariamente pelas agulhas de tatuagens e piercings, e que podem ser transmitidas desta forma se não for em um local especializado e sério nesse tipo de procedimento.
Estão pense se a sua economia vale mais a pena do que sua saúde.
Se acha que sua saúde vale mais, estão toma vergonha, procure um local descente e pague o preço que cobram.

Nenhum comentário: